CD Os Lusíadas – trilha sonora

COMPRE AQUI

Os Lusíadas é resultado da trilha sonora composta para o espetáculo produzido por Ruth Escobar, em 2000. Magda Pucci, diretora musical do MAWACA, musicou os poemas de Camões, transformando-os em canções que foram interpretadas pelo elenco da peça.

Especialistas em idiomas africanos, árabes e indianos foram consultados para a criação das letras das canções que marcam a chegada aos países orientais e à tão esperada Índia.

Segundo a diretora musical, além das canções no estilo dos Madredeus – forte referência da música portuguesa – a intenção nesta trilha foi destacar o caráter épico da encenação e para isso foi preciso a participação de mais de 36 músicos das melhores orquestras de São Paulo selecionados a dedo.

Para cada momento da trajetória da esquadra de Vasco da Gama, a trilha sonora do CD Os Lusíadas fornece músicas em estilos diferentes, às vezes contrastantes entre si. Ora a trilha caminha em direção a rítmica quebrada de Stravinsky para agitar as cenas das tempestades em alto mar –, ora para temas de caráter medieval para ambientar as cenas do cais do porto. Em outros momentos, a trilha inclui melodias suaves inspiradas em Satie e Debussy para dar clima nas cenas de amor dos lusonautas com as ninfas na Ilha dos Amores.

Composta e gravada em pouco mais de um mês, a trilha foi uma empreitada de fôlego em que Magda Pucci convocou uma equipe de três músicos do MAWACA que trabalharam com afinco sobre suas composições como a então violinista do grupo Cíntia Zanco, assistente de direção musical e orquestração, o saxofonista Ramiro Marques e o claronista Itamar Vidal – estes responsáveis pelos arranjos das músicas da compositora.