Nama Pariret

As cantoras do grupo Mawaca apresentam um show focado nas vozes femininas do mundo, essência formadora desse projeto, iniciado há 23 anos. O show ‘NAMA PARIRET´ apresenta diversos cantos, timbres e tons das vozes femininas do mundo e joga luzes sobre um repertório cantado por grupos minoritários, mostrando com sutileza, as demandas das mulheres em tempos remotos e atuais.

As cantoras Angélica Leutwiller, Cris Miguel, Magda Pucci, Rita Braga, Zuzu Leiva e Valéria Zeidan interpretam canções transmitidas pela tradição oral em arranjos que dialogam com a contemporaneidade. No palco, desfilam tradições sonoras do Mediterrâneo, da África, da América Latina, e da Ásia, resultado de uma extensa pesquisa realizada por Magda Pucci, diretora musical do grupo.

São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades vocais múltiplas, explorando timbres vocais, criando estéticas sonoras únicas. Nama Pariret apresenta dois conceitos que permeiam o trabalho dessas cantoras: Nama é a força vital para a etnia Dogon de Mali e Pariret é o termo usado para se referir às coisas belas na visão dos Ikolen-Gavião de Rondônia.

Diversas canções inéditas formam ‘Nama Pariret’ como o canto occitane Tant Deman; Ga Da Meilin – tema das montanhas da Mongólia; a polifonia vocal dos pigmeus Babanzele, o sonoro protesto das tabaqueiras sul-italianas (Fimmene) em conexão com as destaladeiras de fumo de Arapiraca; a orientalizada melodia sefardi Dos Amantes, La Liebre – sevillana das viejas do sul da Espanha, Banderita Colorada – canto das cajeras do semiárido argentino conectado com o ritmo das caixeiras do Maranhão e por fim, dois cantos das camponesas búlgaras que muito inspiraram o Mawaca nos primórdios. Também constam no show uma homenagem aos refugiados, como o lamento haitiano Mayi a Gaye e Min Beryia do Curdistão mesclada ao coco de Mestre Verdelinho Grande Poder que fazem parte do projeto Inquilinos do Mundo, lançado em 2013.

Em alguns momentos, ambiências eletroacústicas criadas por Miguel Barella irão contribuir para uma imersão sinestésica. Com figurinos assinados pela jovem estilista Jessica Vidal, as cantoras se acompanham de diversos tipos de percussão como frame drums orientais, gongos, cajón, objetos caseiros, castanholas, tamburellos e outros. Um show intimista com muitas sutilezas que dá voz a diversas mulheres do mundo.

Confira o teaser do espetáculo:

Para este espetáculo, o grupo Mawaca será formado:

Vozes e percussão: Angélica Leutwiller. Cris Miguel, Magda Pucci, Rita Braga, Zuzu Leiva e Valéria Zeidan.
Concepção, arranjos e direção musical: Magda Pucci
Figurinos: Jessica Vidal
Texturas Sonoras: Miguel Barella
Iluminação: Luquinhas
Som: Gustavo Breier
Produção: Amanda L. Moraes

CONTATO
Ethos Produtora de Arte e Cultura – A/C Amanda L. Moraes
tels. 5181 5099 ou 99268 5676
amanda@mawaca.com.br
www.mawaca.com.br