mawaca-logotipo.png

‘Arenita Azul’: canção tradicional do México

‘Arenita Azul’ é uma das faixas do CD-DVD Inquilinos do Mundo, o sétimo projeto do Mawaca, cujo repertório é uma homenagem às melodias e aos ritmos dos povos nômades, refugiados, exilados e ciganos de todo o mundo.

Desde que ouviu essa canção mexicana na voz de Lila Downs, pela primeira vez, Magda Pucci ficou encantada com o som desse huapango da cidade de Oaxaca.

VEJA VÍDEO

“Não entendia muito bem a relação da areia azul com a mariposa, mas sabia que a música fazia uma crítica à política americana de vetar a entrada de mexicanos em terras americanas. Recusados, eles tentam atravessar a fronteira em Oaxaca e muitos deles morrem, explica a diretora musical do Mawaca.

Quando Magda começou a trabalhar no livro “De todos os cantos do mundo”, em parceria com Heloísa Prieto, descobriu que a areia azul é um fenômeno natural das praias da região de Oaxaca, com alta concentração de ferro. Daí o azulado, que só é percebido quando chove muito e a areia assume esse novo tom, sob a areia branca.

Por isso, a letra diz: “durante a noite quando cai a chuva, a areia azul é “destapada”, ou seja, se descobre a cor azul que fica escondida por debaixo da areia branca.

Assim como explica Magda, essa é uma alusão à cor morena dos jarochos, grupo étnico mexicano que costuma sofrer preconceito no resto do México.

O livro “De outros cantos do mundo” pode ser adquirido na Amazon e na Livraria da Travessa.

* Você pode ouvir essa e outras canções do Mawaca no Spotify, no Deezer e no Google Play Música.

OUÇA PLAYLIST LATINA
(por Magda Pucci)

Outras Postagens

Mawaca lança oitavo disco

Com repertório inédito, este projeto foca na essência formadora do grupo, iniciado há 27 anos, quando as vozes femininas ainda eram pouco ouvidas, delineando os

Veja mais

MAWACA LAB

O Mawaca inicia a exibição de uma série de vídeos em formato de oficinas, palestras e um podcast com integrantes da banda, mostrando os bastidores

Veja mais