“Kazoe uta” / “Se esta rua fosse minha” (Japão e Brasil)

31 de março de 2020

Na programação de novos vídeos liberados nos canais do Mawaca, nossa próxima viagem musical é pelo Japão.

Essa canção está no DVD “Ikebanas Musicais”, gravado ao vivo no Auditório Paulo Autran do Sesc Pinheiros, e apresenta a multiplicidade da música japonesa sob um olhar brasileiro.

Essa faixa funde duas canções infantis do Japão e do Brasil. Enquanto Kazoe uta ensina as crianças japonesas a contarem, Se esta rua fosse minha é a conhecida cantiga infantil brasileira.

São músicas das duas tradições que se mesclam de forma orgânica no arranjo, não só por conta da melodia mas também pela ingenuidade infantil de ambas canções, e abrangem o repertório tradicional do Japão com temas musicais contemporâneos.

“O Mawaca sempre teve uma conexão muito forte com a cultura japonesa desde os anos 90, quando gravamos uma canção japonesa no primeiro disco do Mawaca. Desde então nunca paramos de gravar canções japonesas nos nossos discos”, lembra Magda Pucci, diretora musical da banda.

Curiosamente, como lembra Magda Pucci, a palavra Mawaca, em língua japonesa, significa “canto sagrado”, o canto em harmonia, a palavra cantada como fundamento da verdade, da poesia.

VEJA VÍDEO

Neste delicado trabalho, os arranjos de Magda Pucci criam pequenas tramas na composição dos arranjos dessas canções onde são desvendados pequenos detalhes como, por exmeplo, citações de trechos de músicas brasileiras, sugeridos pelas harmonias modais das canções japonesas.

Um dos destaques é a participação visual da artista plástica Érica Mizutani, que cedeu suas gravuras para serem projetadas no telão durante o show “Ikebanas Musicais” e, posteriormente, inseridas na edição final do DVD.

Este trabalho foi apresentado também durante o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com o acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica. “Sempre estivemos nesse universo [da música e cultura japonesas]. É uma paixão nossa”, completa Magda.

SAIBA MAIS
‘Ikebanas Musicais’
Esse DVD pode ser adquirido pelos seguintes canais (Loja TratoreLivraria da Travessa)
Conheça o “Ikebanas Musicais” e outros trabalhos do Mawaca.

* jornalista responsável: Eduardo Vessoni