Mawaca ganha o Prêmio Profissionais da Música

O grupo Mawaca recebeu o prêmio de Melhor Grupo Vocal pelo PPM – Prêmio Profissionais da Música.

Desde 2016, as cantoras do Mawaca, Angélica Leutwiller, Cris Miguel, Magda Pucci, Rita Braga e Zuzu Leiva, criaram um espetáculo chamado Nama Pariret que celebra o mundo feminino com cantos que percorrem imaginários diversos.

São canções de tempos remotos e atuais transmitidas pela tradição oral em arranjos a capella que dialogam com percussões do Mediterrâneo, da África, da América Latina, e da Ásia.  Magda Pucci, diretora musical do grupo, recebeu emocionada o prêmio em Brasília, no dia 2 de novembro de 2019.

Nesse momento em que a área cultural está sofrendo retrocessos terríveis, ganhar esse prêmio ajuda a gente a renovar nossos ânimos. O Mawaca, de certa forma, é um grupo que faz uma música de resistência, com cantos de minorias do mundo e do Brasil e sempre esteve num nicho muito alternativo e sem espaço para participar de prêmios do mainstream. O PPM valoriza os criadores, os produtores e os divulgadores da música e abre espaço para todas as cenas no Brasil.  Ganhar o prêmio de melhor grupo vocal nos animou mais ainda, pois o projeto Nama Pariret recupera os inícios do Mawaca, quando trabalhávamos exclusivamente com as vozes, sem instrumentos. Foi um grande desafio nos despirmos da massa sonora instrumental do Mawaca e focarmos nas vozes a capella, expressando as demandas das mulheres de todos os cantos.

O Prêmio Profissionais da Música foi idealizado com o objetivo de expor e reconhecer a contribuição de todos os profissionais e tem como objetivo o compartilhamento em todas as formas e formatos dos envolvidos na criação, produção e circulação de obras de arte musicais e audiovisuais, nos meios físicos e digitais. São 67 categorias de profissionais da música subdivididas nas modalidades Criação, Produção e Convergência.

O PPM oferece uma extensa programação composta por painéis, workshops, shows, exibição de documentários musicais, lançamentos de livros, produção de uma música inédita durante o evento e homenagens.

Magda Pucci, participou da quinta edição no painel: Mulheres que criam ao lado de Delia Fisher e Rhaissa Bittar e do workshow Mawaca 24 anos, quando pode contar a trajetória do grupo.

Em 2016, o grupo Mawaca participou desse mesmo prêmio e ganhou na categoria de Cultura Popular pelos seus álbuns ligados à músicas do mundo.

Confira a lista completa de premiados