Mawaca se une à causa indígena durante crise da #Covid19

11 de maio de 2020

É hora de nos unirmos contra a #Covid19!

Povos indígenas de todo o Brasil estão se mobilizando para garantir alimentos, itens de higiene e limpeza, e recursos financeiros para suas comunidades durante o isolamento.

“Os indígenas estão vivendo uma situação calamitosa e a Covid-19 é uma ameaça séria para eles”, explica Magda Pucci, diretora musical do Mawaca.

Por isso, a banda apoia iniciativas em todo o país que estão reunindo doações de produtos e fundos para comunidades e aldeias mais vulneráveis a infecções respiratórias e que vivem longe de hospitais.

Diversas vaquinhas virtuais e contas bancárias foram disponibilizadas nas redes, cujas arrecadações serão direcionadas para os povos indígenas do Brasil. Saiba como e onde colaborar.

Rupestres sonoros

O universo indígena está presente no repertório do Mawaca desde o lançamento do seu primeiro trabalho, o CD ‘Mawaca Plus’, lançado em 1998 com uma performance musical aliada à exploração de novas sonoridades.

Na década seguinte, o Mawaca lançava o trabalho ‘Rupestres Sonoros: o canto dos povos da floresta’,  uma arqueologia musical que reunia, em um mesmo CD, pinturas rupestres do Brasil e arranjos contemporâneos para canções tradicionais dos índios de Rondônia, do Xingu, Guaporé e Acre, entre outros.

Em agosto de 2011, o Mawaca sai em turnê pelo Norte do Brasil para um intercâmbio cultural com seis grupos indígenas da Amazônia.

Com a participação da cantora e pesquisadora Marlui Miranda, a banda visitou grupos dos povos Kaxinawá (Acre), Paiter Suruí, Ikolen-Gavião, Zoró e Karitiana (Rondônia), Kambeba e Comunidade Bayaroá (Amazonas). O convívio  resultou na troca de ideias musicais e apresentações no espetáculo ‘Cantos da Floresta’ nos teatros das cidades de Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho, Rio Branco, Manacapuru e Manaus.

A turnê foi patrocinada pela Petrobras e o documentário realizado por Eduardo Pimenta foi selecionado para ser exibido na Womex World Music Film Screenings 2012 na Grécia.

VEJA VÍDEO

Ouça esta e outras canções do Mawaca nas redes de streamingSpotifyDeezer e Google Play Music.