‘Pundela’ (Rajastão)

O que acontece quando o Rajastão se encontra com a Paraíba?

Na faixa musical desta semana, o Mawaca conta a história de ‘Pundela’, a canção tradicional dos ciganos do Rajastão, na Índia, que está no CD/DVD ‘Inquilinos do Mundo’.

Pundela é o nome de uma jovem que decide partir de sua terra natal e ganhar a vida em outro lugar do mundo. “É uma personagem que quer viajar para conhecer o mundo, apesar das tristezas que isso possa trazer para ela, em termo de perdas”, explica Magda Pucci, diretora musical do Mawaca.

É como percorrer também a trajetória do Mawaca que, há 25 anos, pesquisa e recria a música de diversas partes do mundo,  em mais de 20 línguas.

VEJA VÍDEO

Mas a viagem com o Mawaca não para por aí.

Nesta versão, ‘Pundela’ ganha também os tons nordestinos de um coco da Paraíba, cantado pelo músico Marcelo Pretto. Com arranjos de Magda Pucci, é baseada nas escalas nordestinas que são intercaladas com a sonoridade indiana.

“É a ideia de se deixar levar pelos ventos, pelas aventuras e histórias que acontecem pela frente” (MAGDA PUCCI)

Assim como explica a diretora musical do Mawaca, “é o espírito viageiro de alguém que não se prende a nenhum lugar”, assim como os homenageados desse CD/DVD.

Um dos destaques da faixa é a música que faz parte de uma tradição no Rajastão, acompanhada de uma dança fremética conhecida como kalbelia, em que as mulheres ciganas da região giram com suas saias coloridas, cujas fitas coloridas na roupa criam um incrível efeito hipnótico.

Marcelo Pretto e banda Mawaca, durante gravação do CD/DVD ‘Inquilinos do Mundo’

Inquilinos do Mundo

Lançado em 2013, no SESC Pompeia, este é o sétimo projeto da banda e apresenta melodias e ritmos dos povos nômades, refugiados, exilados e ciganos de todo o mundo.

O foco desse trabalho é o nomadismo musical, com suas trocas e intercâmbios musicais entre diferentes povos e culturas, assim como as constantes conexões musicais.

Como em toda a trajetória da banda, esse também é um profundo trabalho de pesquisa musical em que o grupo e o público viaja o mundo através da música.

“Nós não vamos [fisicamente] até lá, mas conseguimos transmitir um pouco da sonoridade que cada um desses lugares apresenta”, completa Magda. CONHEÇA O CD/DVD

Ouça esta e outras canções do Mawaca nas redes de streamingSpotifyDeezer e Google Play Music.

FICHA TÉCNICA
Produção musical:
Pekka Lehti
Direção e edição de imagens: Olindo Estevam (Paiol Filmes)
Design de som: Gustavo Breier
Produção: Ethos Produtora de Arte e Cultura
Gravado em São Paulo no Estúdio NaCena, em agosto de 2012 

texto: Eduardo Vessoni e Magda Pucci