Os Lusíadas

Sobre essa obra

O CD Os Lusíadas é resultado de uma trilha sonora composta por Magda Pucci para um espetáculo teatral,  uma adaptação do épico do grande escritor portugues Luís de Camões feita por José Rubens Siqueira com direção de Iacov Hillel e produção de Ruth Escobar. Magda Pucci teve a árdua tarefa de musicar alguns dos principais poemas de Camões além de ambientar musicalmente as cenas da trajetória da esquadra de Vasco da Gama em busca das Índias.

Cais – Na praia do Restelo, em Lisboa, Vasco da Gama e seus marinheiros se preparam para partir rumo à Índia em busca das especiarias. 

Velas – No cais, as mulheres se despedem tristemente dos seus maridos e filhos na esperança de poder revê-los brevemente. Após ouvirem as blasfêmias do Velho do Restelo, os lusonautas partem confiantes, mas um tanto melancólicos. 

 

MARES E TORMENTAS – As caravelas portuguesas avançam sobre o largo oceano e percorrem toda a costa africana. Os encontros com os povos da África Negra são cercados de mistério. E a música Mauritânia discorre sobre os lugares por onde passariam. Diante do desconhecido, o confronto com novos costumes e diferentes religiões marca a viagem, intercalada por momentos de calmaria, mas também de difíceis tormentas…

Uma grande tempestade e o tenebroso encontro com o Gigante Adamastor no Cabo das Tormentas rendem momentos de grande desespero nas naus portuguesas.

Espetáculo Os Lusíadas – dir. Yacov Hillel – 2000

A produção do espetáculo é de Ruth Escobar e a direção de Iacov Hillel. No elenco, Marat Descartes, Daniel Faleiros, Nílson Muniz, Patrícia Dinely, Keila Bueno e Fábio Saltini, além de participações especiais em vídeo de Raul Cortez, Juca de Oliveira, Fúlvio Stefanini, Carlos Alberto Riccelli, e Caco Ciocler

Cantoras

Angélica Leutwiller – voz
Sandra Oakh – voz
Cris Miguel – voz
Cristina Guiçá – voz
Magda Pucci – voz
Zuzu Leiva – voz
Susie Mathias – voz

Instrumentistas

Instrumentistass
Gabriel Levy – acordeom e harmonium
Ramiro marques – sax soprano e tenor
Ana Eliza – flauta e cello
Paulo Bira – Baixo
Armando Tibério – tablas, cajon, derbak, alfaia e pratos
Valéria Zeidan – frame, derbak, bodhrán, bendir, doyha, riq, pandeiro, tar, marcas e qarqab
Roberto Angerosa – bongô, derbak, cajon, congas, caixa, shakers, moringa, alfaia e triângulo

Participações especiais

Né Ladeiras; Meninos do Morumbi;  Tião Carvalho ; Eduardo Contrera; Adriana Maresca

Encarte do Disco